POMNIKI POLAKÓW I OSÓB POLSKIEGO POCHODZENIA W RIO DE JANEIRO

Estátuas de poloneses ilustres no Rio de Janeiro:

Monumento ao Santo Papa João Paulo II

Nome: João Paulo II
Local: em frente à Catedral Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, na Av. Chile, Centro.
Data de Inauguração: Out/1997
Autor: Mario Agostinelli
Fundição/Atelier: Zani Fundição Artística E Metalúrgica Ltda.
Propriedade: Pública
Descrição: Iniciativa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro,  na organização no II Encontro Mundial das famílias com o Papa João Paulo II, incluindo  no programa da sua visita  à cidade, O pontifície esta de corpo inteiro numa postura típica de acolhimento.
Biografia: Karol Józef Wojtyła, o Papa João Paulo II, nasceu em 18 de maio de 1920 e faleceu em 2 de abril de 2005. Foi líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 16 de Outubro de 1978 até a sua morte.

Fréderic Chopin - Praia Vermelha - Rio de Janeiro

Quando a notícia da invasão da Polônia pelas tropas nazistas chegou ao Brasil, a comunidade polonesa aqui residente resolveu reagir, organizando uma subscrição para angariar fundos com o objetivo de erguer um monumento a Chopin no Rio de Janeiro. Obtida a verba necessária, a estátua foi encomendada ao escultor Augusto Zamoyski.
Com 2,5 metros de altura e todo em bronze, e pedestal em granito com 1 metro de altura, o monumento a Chopin foi inaugurado em 1º de setembro de 1944, no quinto ano da invasão da Polônia, defronte ao Teatro Municipal, na Praça Floriano (Cinelândia), no centro da cidade.

Por influência do barítono Paulo Fortes, o monumento a Chopin foi retirado por funcionários da Prefeitura em 15 de janeiro de 1960 e, em seu lugar, foi instalada a estátua do compositor brasileiro Carlos Gomes. Em 1964, o monumento a Chopin foi colocado na Praia Vermelha, no bairro da Urca.

 Fonte: História do Bairro da Urca (Página da internet acessada em 3/07/2017)

Marechal Jósef Pilsudski - Ipanema - Rio de Janeiro

Nome: Pilsudski
Local: Canteiro central da Av. Vieira Souto (Ipanema), em frente à confluência da Rua Teixeira de Melo.
Data de Inauguração:
Dez/1967
Autor: F. Arynkiewicz
Propriedade: Pública
Descrição: Homenagem ao herói nacional e fundador da Polônia, doado à Cidade do Rio de Janeiro, pela Associação dos Ex-Comabatentes Polonesas, representado pelo Sr. Janus Pawiewski, como um simbolo eterno de liberdade.
A estátua foi inaugurada em 18 de dezembro de 1967, por ocasião da comemoração do centenário de nascimento do Marechal Józef Pilsudski.
Biografia: Józef Piłsudski nasceu em 5 de dezembro de 1867 na Lituania e morreu em 12 de maio de 1935. foi um revolucionário polonês e estadista, marechal de campo, primeiro chefe de estado e ditador da Segunda República Polonesa, bem como o líder de suas forças armadas. 

Marechal Jósef Pilsudski

Monumento ao Marechal Józef Pilsudski, existente na sede da Polonia Sociedade Beneficente do Rio de Janeiro – Rua das Laranjeiras, 540 – Fundos.
O monumento, idealizado pelo Presidente da Sociedade, Sr. Stefan Janczukowicz, foi  inaugurado em cerimônia realizada no dia 8 de novembro de 2015, por ocasião da comemoração da Data Nacional da Independência da Polônia.

Fotos: Acervo da Polonia Sociedade Beneficente do RJ

Rolar para cima